Galera desde seu lançamento usei o Ai 10 e adorava este programa. Então vieram o CS e o CS2 nunca fiz questão de usa-los. Mas ai veio o CS3 e venho usando.
Uma das coisas me me deixava muito puto com o Ai CS3, é que, apenas trabalho com imagens lincadas (normalmente são muitas e algumas delas se repentem em pelo menos uns 10 arquivos, por isso o link) e no Ai10 quando salvava o arquivo, ele ficava bem pequeno, poucos mb. Esse mesmo arquivo no CS Passava dos 500mb fácil. É como se a imagem estive incorporada ao arquivo e isso me deixava louco pq, imaginem 32 layers formato A1 com todas essas imagens q uso. Muitas vezes precisava particionar o arquivo pq pesava muito.
Fussando aqui e ali descobri que se vc na hora de salvar o aquivo vc desabilitar o Create PDF Compatible File seu arquivo Ai, fica mínimo como no Ai10. E malucos como se ganha tempo na hora de salvar o arquivo. Pode ser uma bobeira mas eu naum sabia disso e como isso me fazia sentir falta do Ai10.
Único "problema" é que tb trabalho com arquivos que tem tamanho final de alguns metros, exemplo esse dias Layoutei e fechei uma emprena de 5x20m. O fornecedor me pediu fechado em Tiff. Mandei o Tiff 1:1 com 50dpi. O Ai nunca vai exportar esse arquivo com essas especificações. Solução, abrir o Ai direto no PS. Mas se o Create PDF Compatible File não estiver habilitado, vc não conseguirá abrir. Fora isso, Have Fun!