Texto justificado é legal, esteticamente bonito, mas segundo estudos, atrapalha a leitura.
Os textos justificados costumam atrapalhar a leitura apenas quando a coluna fica muito larga. Por isso que em alguns casos nossos olhos têm dificuldade em acompanhar a ordem correta das linhas e algumas pessoas acabam apelando para o uso da régua, por exemplo.
Mas, para isso que existem regrinhas a se seguir quando trabalhando com textos justificados. Ajusta-se a tipologia e corpo que se quer usar e então é só medir um alfabeto e meio e "tchanãaa"!
Exemplo: para esta tipologia e corpo usados aqui no fórum:
abcdefghijklmnopqrstuvwxyzabcdefghijklm
(mede quanto deu e vc tem uma boa largura de coluna para usar)
Quanto a hifenização, eu não gosto. Apenas quando realmente necessário. Normalmente eu desabilito a opção de hifenização automática no estilo de parágrafo.
Quando trabalha-se com textos alinhados à esquerda, à direita ou centralizados, acho interessante evitar a hifenização. Já com os textos justificados, a história é um pouco diferente...
Como foi mencionado, textos com colunas pequenas sofrem com o alinhamento justificado, pois causam linhas apertadas ou frouxas demais.
Isso costuma acontecer por dois motivos.
Primeiro motivo: o espaçamento fica bagunçado (frouxo ou apertado) justamente quando justificamos um texto e não usamos hifenização, forçando o aplicativo a se virar com os espaçamentos. Técnicamente, não damos muitas opções para o programa: ou ele aperta tudo, ou afrouxa e em raros casos, deixa os aspaçamentos arrumadinhos, mas no meio da bagunça fica difícil saber o que está certo e o que está errado. Fica feio mesmo =/
Segundo motivo: as vezes o espaçamento de uma coluna justificada pode ficar ruim mesmo quando fazemos uso de hifenização, mas isso se nós não fizermos nenhum ajuste.
Algumas observações minhas que podem ser úteis para quem usa InDesign:
- kerning: quando trabalho com muitos textos, nunca deixo a opção de kerning como "metrics". Sempre prefiro o "optical".
- com o Story ativo, você tem a opção de “deslocar” os hífens, vírgulas, pontos, etc. para fora da coluna, obtendo melhor alinhamento dos textos.
- as opções mais legais de justificação e hifenização do InDesign ficam meio escondidas: no PC, aperte ctrl+alt+T (ou Windows > Type & Tables > Paragraph) e da janelinha, clique no menu flyout (como chama isso em português?) e selecione Justification ou Hyphenation. As opções "Adobe Paragraph Composer" e "Adobe Single-Line Composer" também ficam alí.
Ai vai uma imagem com alguns testes que fiz. Em nenhum deles fiz ajustes finos com os menus de hifenização e justificação. Também tem as janelinhas destes dois menus e mais a pequena janelinha Story para quem não conhece.