29 de Julho de 2014, 23:56

Autor Tópico: [QUESTÃO] Impressão de Pontos - Retículas  (Lida 6600 vezes)

sacrabruno

• Visitante
[QUESTÃO] Impressão de Pontos - Retículas
« Online: 17 de Março de 2010, 19:44 »
olá amigo, minha dúvida é: como faço para diminuir o dpi para 34, pois quero a imagem bem pontilhadinha, pois trabalho com serigrafia e estou começando este ramo de postscript, e um rapaz me falou q para ficar pontilhada era preciso diminuir o dpi para 34(número que ele acha melhor), mas quando vou colocar ele só vai até o 72, e a minha impressora é Lser jet HP CP1515, comprei agora, está cheirando a novo... aguardo resposta...

Offline Rafael Bitencourt

• Veterano
    • PublishYours
Re: [QUESTÃO] Impressão de Pontos - Retículas
« Responder #1 Online: 18 de Março de 2010, 07:35 »
Details: The current document contains one or more images below 96 DPI, and may not be suitable for certain processes.
A pré-flight do Corel acusa imagens abaixo de 96dpi. (O programa é tão ruinzinho que nem diz o correto... IMAGENS ABAIXO DE 96PPI).

Uh, não esquece que aplicativos da Adobe também foram assim "ruinzinhos" por muitos e muitos anos e ninguém reclamava  ;D Mas não estou defendendo o Corel. Foi só um comentário rs.

...e um rapaz me falou q para ficar pontilhada era preciso diminuir o dpi para 34(número que ele acha melhor)

Seu amigo não deve estar falando de resolução da imagem original e sim da "resolução de saída", que a gente conhece como "LPI". Sim, existem o "dpi = dots per inches", o "ppi = pixels per inches" e o "lpi = lines per inches".  Confuso ???

Você não precisa e nem é o mais indicado mas, no caso, você poderia enviar uma imagem de 300ppi's para uma saída (imagesetter, platesetter, etc) e ainda tirar o trabalho com 34lpi's. Veja com quem vai fazer o trabalho de serigrafia para você se não é possível que eles façam isso por você. Não conheço sua impressora (que deve ser postcript), então não posso ajudar muito.  :(

Offline alx

• Administrador
  • Veterano
    • ALL4PG | Discuss√µes Gr√°ficas
« Responder #2 Online: 18 de Março de 2010, 08:45 »
O que acontece, Rafael, é que ele provavelmente vai dar saída em impressora laser. E imagino que a impressora dele não seja PostScript, por isso não tem o controle de lineatura do qual precisa.

Uma solução seria instalar a suite Acrobat e fechar o arquivo em separations. Depois, bastaria abrir o arquivo (COR POR COR) no PhotoShop e usar o modo bitmap para reticular o trabalho.

Veja como fazer isso em:

[TUTORIAL] Reticulando imagens bitmap no PhotoShop

Att.
ERROS NO FÓRUM??? por favor, email para

forum.all4pg@gmail.com
alx@all4pg.com

--

INSCREVA-SE NO ALL4PG BRASIL | AUG
http://all4pg.groups.adobe.com

• Veterano
    • PublishYours
« Responder #3 Online: 18 de Março de 2010, 11:59 »
Sabe que eu tinha pensado em abrir a imagem no photoshop pra simular esse efeito das retículas? Pode ser mesmo uma solução pra ele. Só não entendo bem por que a necessidade de fechar em separação pra depois fazer isso  :-[

De qualquer forma, creio que com sua dica ele deve conseguir resolver o problema dele.  :)

edit: Alx, depois vou dar uma lida no link que você indicou... provavelmente estou deixando passar alguma coisa...

Offline alx

• Administrador
  • Veterano
« Responder #4 Online: 18 de Março de 2010, 13:39 »
Fechando em separação, ele vai ter o PDF de cada cor do trabalho. Basta aplicar o tutorial que coloquei e mandar imprimir cada bitmap.

Dá trabalho?
Dá, mas é a solução pra quem não tem impressora PS.

Poderia fechar em Composite?
Sim se o trabalho for CMYK.

=)

forum.all4pg@gmail.com
alx@all4pg.com

--

sacrabruno

• Visitante
« Responder #5 Online: 18 de Março de 2010, 13:51 »
o Alex, a minha impressora CP 1515 hp, tem postscript sim, mas vi o cara fazendo isso no corel, mas essa opção do photshop é interessante, vou tentar para ver se da certo... mas não tenho muito prática com photshop~não, meu negócio é corel e ainda¬¥num é essas coisas... de qualquer maneira valewww, abrass

Offline adeonir

• Moderador
  • Veterano
    • Flickr
« Responder #6 Online: 18 de Março de 2010, 16:18 »
sacrabruno, pelo que vi sua impressora é laser color e eu desconheço alguma que tenha ajuste de lineatura como nas P&B. Outro detalhe das HP com PostScript 3 emulado: não tem ajuste de lineatura.
As HP com PostScript 3 nativo precisam estar em standard (e não enhanced) no controle de retícula!

Espero ter ajudado.

Abraço

sacrabruno

• Visitante
« Responder #7 Online: 23 de Março de 2010, 23:31 »
Existe algum software q venha fora a parte ou q a impressora nã instale, sobre PS, pois há dias q tento fazer uma uma foto ficar com os pontinhos e não consigo, de jeito nenhum... ***** gastei mais de R$1000,00 com a impressora e ela não faz o que eu preciso.

POR FAVOR, NÃO XINGUE NEM USE PALAVRÕES PARA EXPRESSAR SUA OPINIÃO E SENTIMENTOS. O FÓRUM ESTÁ AQUI PARA AJUDÁ-LO A RESOLVER SEUS PROBLEMAS, NÃO PARA DESABAFOS.

TAMBÉM NÃO PRATIQUE "UPS" E TAMPOUCO PEDIDOS DE AJUDAS DIRECIONADOS.

aLx

sacrabruno

• Visitante
« Responder #8 Online: 24 de Março de 2010, 00:27 »
amigos, andei dando uma mexida aqui e percebi que embaixo do Nome da impressora esiste uma opção com a seguinte sigla Usar PPD, certo, só que ela não está acessivel, e é por isso q perguntei se existe um software q vem fora parte da impressora, POIS EU TENHO CERTEZA ABSOLUTA q ela tem postscript, só não se  como usar......

• Veterano
    • PublishYours
« Responder #9 Online: 24 de Março de 2010, 01:16 »
Aff, eu li o tópico inteirinho pra tentar entender o que o "sacrabruno' estava querendo e acabei de descobrir que ele tá totalmente fora do tópico =/

oh my!

Mas ok, vou tentar ajudar porque apesar de tudo continuo de bom ânimo.

sacrabruno: antes de ajudarmos você, você precisa ajudar a gente. Precisa explicar melhor o que você está tentando fazer ai... pelo que entendi você quer que sua impressora use retículas convencionais (que você chama de pontinhos) mas ela só está imprimindo com retícula estocástica (que eu chamo de pontinhos).

"Pergunta pro pessoal do fórum: deve ser isso né?"

O ppd você instala separadamente sim, mas parece que você é novo aqui no fórum, então fala um oi pro pessoal e tenta com um pouco mais de afinco explicar o que está acontecendo e tenho certeza que o pessoal daqui vai fazer de tudo pra ajudar você a colocar sua cara impressora pra funcionar. De verdade. Tem gente muito boa aqui pra isso.

ps.: notei a frase abaixo do seu avatar e lamento dizer mas... você "pecou" falando palavrão...  :D
ps2.: ok, pode não parecer uma grande ajuda, mas é uma ajuda!  :)

Offline alx

• Administrador
  • Veterano
« Responder #10 Online: 24 de Março de 2010, 09:17 »
O Sacrabruno andou pecando mesmo.
O primeiro pecado foi comprar uma impressora inútil para o trabalho que ele quer. O segundo pecado foi dizer que a impressora é cara. Brother, uma imagesetter usada não sai por menos de R$ 20.000,00. O terceiro pecado foi, ao perceber isso tudo, usar o All4PG para desabafar.

Enfim, vamos tentar ajudá-lo.

Primeiramente seria bastante útil se você nos falasse qual a sua impressora. Marca e Modelo. Assim poderemos ver se ela é PostScript ou se emula PostScript.

Apenas impressoras PostScript (e não as emuladoras) imprimem a partir do Corel em retículas (os tais pontinhos). Estas impressoras costumam custar umas 2 ou 3 vezes mais caro do que os modelos sem (ou com emulação) de PostScript.

Agora a boa notícia é que MESMO QUE SUA IMPRESSORA NÃO SEJA POSTSCRIPT você ainda poderá imprimir em retículas. Basta seguir o tutorial abaixo e vai ver como deixar uma imagem em pontos.

Reticulando imagens bitmap no PhotoShop | All4PG

Se você trabalha com imagens em CMYK, basta fechar um arquivo PS composto e mandar importar o PDF dentro do PhotoShop. Depois, separando os canais via SPLIT CHANNELS vai conseguir transformá-los em retículas.

Acho que vou escrever um tutorialzinho sobre isso depois.

Depois que tiver as imagens TIF BITMAP do seu trabalho, basta imprimir a separação de cores.

É isso.

PAZ e modera nos palavrões. O All4PG é um ambiente saudável e respeitoso há mais de 3 anos e não vai mudar agora.

forum.all4pg@gmail.com
alx@all4pg.com

--

Offline adeonir

• Moderador
  • Veterano
    • Flickr
« Responder #11 Online: 24 de Março de 2010, 12:00 »
sem falar que ele já respondi sobre essa impressora!!

http://all4pg.com/forum/index.php?topic=453.msg6550#msg6550

sacrabruno

• Visitante
« Responder #12 Online: 24 de Março de 2010, 12:46 »
tá pessoal, desculpe mesm pelo palavrão, é pq como disseram, sou novo no fórum, mas não tinha intenção nenhuma de dizer aquilo. foi mal mesmo,galera...
pois bem a minha impressora é CP 1515n da HP e laser jet, e como falei, embaixo do nome da impressora, quando vai colocar para imprimi, aparece a opção "uSAR PPD" só que não está acessível, então gostaria de saber se é algum software q é instalado fora a parte ou alguma coisa do tipo, pois simplismente quero imprimir com os "pontinhos"...

Obrigado pela força e mais uma vez:DESCULPA PELO PALAVRÃO...

Offline adeonir

• Moderador
  • Veterano
    • Flickr
« Responder #13 Online: 24 de Março de 2010, 14:12 »
sacrabruno, segue um link do site da HP, peço que confirme se é essa a impressora que você tem:

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01540498&lc=en&dlc=en&cc=us&lang=en&product=3422468#

em caso positivo, lá nas especificações de impressão tá assim: "Language: HP PCL 6, HP PCL 5c, HP postscript level 3 emulation, Hybrid print path"...
pois bem, isto significa que ela emula o postscript, então NÃO vai conseguir controlar o tamanho da retícula!

espero que esteja entendido sobre essa sua impressora.

abraço

• Veterano
    • PublishYours
« Responder #14 Online: 24 de Março de 2010, 15:16 »
então NÃO vai conseguir controlar o tamanho da retícula!

ou, em outras palavras, não terá a opção para mudar a resolução de saída.

MAS, ainda fica a dica do Alx, que pode ir quebrando o galho até você conseguir comprar uma impressora postcript, ou imagesetter, ou platesetter... quem sabe onde isso vai parar não é mesmo?

boa sorte!   ;)

Offline elterryble

• Usuário Pleno
« Responder #15 Online: 24 de Março de 2010, 15:56 »

Eu uso muito a dica do Alx , e sempre deu um bom resultado nos meus trabalhos de serigrafia....

Boa sorte!

Offline alx

• Administrador
  • Veterano
« Responder #16 Online: 24 de Março de 2010, 17:09 »
Legal saber, elterryble... (putz... só agora li seu nick com calma! kkkkk).

Sacabruno, por favor não poste a mesma dúvida em vários lugares. Percebeu que eu dei a mesma resposta nos dois tópicos?

Procure focar suas dúvidas em uma única discussão. Se julgar necessário, abra um tópico para sua questão.

Att.

forum.all4pg@gmail.com
alx@all4pg.com

--

Offline elterryble

• Usuário Pleno
« Responder #17 Online: 25 de Março de 2010, 07:01 »
Legal saber, elterryble... (putz... só agora li seu nick com calma! kkkkk).

Sabe Alx este nick e meio terrivel de ler mesmo...kkkk

sacrabruno, segue um link aqui que me ajudou muito tbem sobre os " pontinhos que vc fala" bom para analizar o melhor programa para separação e peso dos arquivos..são grandes dicas.

http://all4pg.com/forum/index.php?topic=1267.0

Boa sorte