5 de Setembro de 2010, 14:02

Autor Tópico: [QUESTÃO] Listas no Indesign  (Lida 171 vezes)

Offline phcouto

• Sô mineiro, uai!
  • Usuário Recente
  • *
  • DTP
[QUESTÃO] Listas no Indesign
« Online: 1 de Julho de 2010, 01:22 »
Boa noite à todos, trabalho a algum tempo na área gráfica mas no setor de fechamento de arquivos, bureau, etc. Agora estou começando a pegar uns trabalhos com diagramação, etc e aparecem as primeiras dúvidas, uso o indesign para corrigir alguns erros de arquivos mas não me aprofundava muito, então eis a questão:

Estou diagramando um manual com inúmeras leis e resoluções que contêm muitos parágrafos, itens, sub-itens e por aí vai, por isso decidi fazer listas:
I - Blalalala
   I.1 - Blalalala
      I.1.a Blalala

Criei várias listas uma para cada resolução, mas e os estilos de parágrafo? Também tenho que criar um para cada lista?

Desde já agradeço a atenção.
Até mais.
Paulo Henrique

Offline dotzero

• Controlpezista e CtPezista - troll nas horas vagas e ..WAIT!!
  • Moderador Global
  • Veterano
Re:[QUESTÃO] Listas no Indesign
« Responder #1 Online: 1 de Julho de 2010, 07:56 »
Eu criaria um estilo para cada sub-nível que poderia ser reaplicado na sequência depois.
o primeiro passo para a sabedoria é admitir a própria ignorância...

http://meadiciona.com/dotzero/

Offline alx

• Administrador
  • Veterano
    • ALL4PG | Discussões Gráficas
« Responder #2 Online: 1 de Julho de 2010, 08:32 »
E diria mais, além de criar um estilo de parágrafo para cada sub-ítem, eu atribuiria um atalho a este determinado estilo. Isso ajuda pra caramba!

Veja que atribui o atalho SHIFT-COMMAND-NUM 3.
ERROS NO FÓRUM??? por favor, email para

forum.all4pg@gmail.com
alx@all4pg.com

--

INSCREVA-SE NO ALL4PG BRASIL | AUG
http://all4pg.groups.adobe.com

Offline adeonir

• Moderador
  • Veterano
    • Flickr
« Responder #3 Online: 1 de Julho de 2010, 10:24 »
lembrando também que nesse estilo você pode colocar numeração automática da lista...

Offline Rafael Bitencourt

• Veterano
« Responder #4 Online: 1 de Julho de 2010, 11:50 »
Criei várias listas uma para cada resolução, mas e os estilos de parágrafo? Também tenho que criar um para cada lista?

Oi Paulo, tudo bem? Não sei bem o que você quer dizer com "ter criado listas para cada resolução", mas o inDesign tem character styles e paragraph styles. Como o alx e o adeonir disseram, você precisa criar "paragraph styles"...

A idéia dos atalhos é muito boa e olhando na screenshot que o Alx postou, repare também nas opções "Based on" e "Next Style" principalmente, que no seu caso podem ajudar bastante.

Para esse tipo de trabalho também acho "obrigatório" que você saiba trabalhar com "nested styles". Quando você pegar o jeito vai fazer isso com os pés nas costas.

Tenho certeza que na internet você encontra um montão de dicas sobre nested styles. Se não, me avisa e vejo se a noite eu consigo um tempinho pra postar um tutorial sobre isso, mas não posso prometer.  :-[

Ah, se decidir pelos nested styles, vai acabar usando character styles.

Offline phcouto

• Sô mineiro, uai!
  • Usuário Recente
  • *
  • DTP
« Responder #5 Online: 1 de Julho de 2010, 11:54 »
Primeiramente quero agradecer a atenção de todos mas acho que não me expressei de forma correta, mais uma tentativa:

Eu criei um estilo de parágrafo para cada nível, só que nas outras listas que eu criei, quando utilizava os estilos eles numeravam seguindo a lista anterior, não entenderam? segue um exemplo:

Lá no "Define Lists" eu criei várias listas "Lei 292", "Lei 293", etc. Só que quando aplico os estilos que criei para a lista "Lei 292" na "Lista 293" ele segue a sequencia da lista anterior, mesmo tendo escolhido uma nova lista, ufa será que piorei as coisa por aqui?

Estou mexendo aqui para ver se consigo ajudar com a solução também, mas como diz um antigo ditado "Várias cabeças pensam melhor que uma."

Mais uma vez agradeço a atenção de vocês.
Paulo Henrique

-------------

Para esse tipo de trabalho também acho "obrigatório" que você saiba trabalhar com "nested styles". Quando você pegar o jeito vai fazer isso com os pés nas costas.

Caro Rafael, obrigado pela atenção e pela dica, agora fiquei conhecendo mais este grande recurso do indesign que com certeza vou me aprofundar mais. Mas acho que para este tipo de formatação, de itens, sub-itens, sub-sub-itens vou ter mais dificuldades que com as listas.

Como disse na resposta acima, eu monto a lista e a partir daí crio o estilo, acho que talvez a ordem dos fatores alteremn o produto neste caso, vou chegar em casa e tentar criar os estilos primeiro e aplicá-los nos itens da lista, acho que assim ele não ficará associado a nenhuma lista.

Segue a seguir um link de onde tirei esta confusão com as listas:
http://instantindesign.com/index.php?view=391

Obrigado mais uma vez.
Paulo Henrique

---------------------------

Bom pessoal estou na luta aqui, até achei que tinha resolvido o problema , mas nada, fiz umas telas para tentar ajudar na solução da minha dúvida. Na verdade o meu maior problema é que quando uso o style que criei no texto anterior, ele não reinicia a contagem, dá sequência, então onde quero repetir um style mas com nova numeração a coisa complica:

De qualquer forma vou tentando.

Peço desculpas pela postagem dupla.
Até mais.
Paulo Henrique
(Evite postagens duplas. Por favor use o botão de editar)

Resolvido

Bom pessoal, para evitar que esta questão fique sem resposta, vou contar o que fiz. Na verdade como é um texto muito grande e com muitos niveis de enumeração, ex: 1; 1.1; 1.1 (a);, etc, acabei me enrolando e as listas sempre continuavam as sequencias anteriores mesmo em outros capitulos, por isso, sem achar outra solução, criei um lista para cada matéria, assim evitei confusão e sequências contínuas.
O que achei de interessante neste método? Não precisei ficar reiniciando as listas, assim cada uma delas começavam junto com o seu artigo correspondente.

De qualquer forma quero agradecer a atenção de todos e sempre que tiver alguma dúvida ou alguém tiver alguma dúvida que eu possa ajudar, estarei aqui.

Até mais.
Paulo Henrique

Offline edraant

• Usuário Recente
  • *
    • Incunábulo
« Responder #6 Online: 1 de Agosto de 2010, 21:33 »
Viva!
Para complementar a questão das listas (inclusive através de vários documentos), deixo este link

http://www.incunabulo.com/2009/03/15/hierarquias-com-bullets-numbers/

Abraços